quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Post especial do obsTRETA

Oi!
O Memezinho não podia se calar diante da divulgação de uma morte materna na Austrália após ser transferida de um parto domiciliar. O que a matéria não reforça é que a mãe morreu no hospital, que esse foi o primeiro caso em 12 anos na Austrália. Na Austrália.

E o Brasil, onde fica nessa história? Aqui, os partos domiciliares planejados são menos de 0,5% do total. Mesmo assim, ano passado morreram milhares de mulheres no nosso país por causas ligadas ao parto, um número vergonhoso em comparação a outros países. A ONU e o Ministério da Saúde atribuem esse número, entre outros fatores, ao alto número de cesarianas no Brasil.

É aí que vem a nossa dica #9:


Essa é a opinião de um obsTRETA. Mas não dos estudos científicos, que mostram que partos normais/naturais de baixo risco, domiciliares ou hospitalares têm o mesmo potencial de risco, e que a cesárea é pelo menos três vezes mais perigosa. Alguém precisa avisar para ele, coitado, tá desatualizado.

Moral da história:



Pois o Canadá (assim como a Austrália) está entre os 10 países com menores índices de morte materna do mundo. O Brasil tem 90% de partos hospitalares, dos quais 53% são cesáreas. Tem alguma coisa que não tá funcionando direito aí.

Um comentário:

  1. Realmente.. minha bebê nasceu de parto normal e foi a melhor coisa! Se eu tivesse que voltar uns dias atrás e escolher o parto, escolheria o parto normal novamente!!

    ResponderExcluir