sábado, 10 de dezembro de 2011

FAQ - Dúvidas frequentes

1) Não entendi direito o nome. Por que "memezinho"?
Trata-se de um trocadalho com a palavra "meme", utilizada para designar essas carinhas que eu utilizo repetidamente nas ilustrações. Elas são de domínio público e se alastraram pela internet, por sua expressividade, tosquice e facilidade de identificação. Veja alguns exemplos:


2) Quem escreve os textos?
Eu, a Jamila, 30 anos, tradutora, professora de inglês, nerd e piadista desde sempre. Sou mãe do Gael, nascido em um parto domiciliar em março de 2011, e desde 2005 sou madrasta do Tico e da Maria, duas crianças maravilhosas que me ensinaram (e ensinam) muito e me deram a certeza de que eu queria ser mãe.

3) De onde você tira as ideias?
Das minhas próprias experiências, de relatos que ouço pessoalmente ou leio na web, do imaginário popular. O formato do blog é inspirado no site 9GAG, local de peregrinação digital diária para esta que vos escreve. O 9GAG é um site colaborativo onde qualquer um pode postar, ao contrário daqui, mas com o apoio de vocês, chegaremos a uma plataforma cada vez mais democrática! hahaha

4) Que horas você faz isso, hein, louca?
Normalmente quando meu pequeno está dormindo (ele dorme superbem - xô olho gordo, please! hahaha). Passo o dia com as ideias pululando na cabeça e quando dá a brecha e vou lá no Photoshop montar as historinhas. No momento estou em uma maré de menos trabalho, mas o ritmo do blog pode desacelerar nas fases em que eu estiver ganhando meu cascalho. Blog é legal, mas essa semana eu só ganhei US$1,69 aqui com os anúncios do Google, o que paga quatro ou cinco fraldas.

5) Eu tenho uma ideia pra uma historinha. O que fazer?
Escreva para memezinhodamamae@gmail.com. Se eu conseguir dar um formato legal e engraçado para a coisa, eu publico com os créditos para você. :)

6) Por que tem vários posts falando de parto normal?
Porque uma das coisas que me move é meu interesse por mudanças no cenário obstétrico brasileiro. Tive a oportunidade e o esclarecimento necessários para ter um parto inesquecível e empoderado, totalmente diferente do que as novelas e maternidades particulares preconizam atualmente, e quero aproveitar esse espaço para espalhar informação com leveza. Sei que há mais mulheres por aí que querem viver essa experiência e encontram muitos obstáculos. Aqui ofereço meu apoio bem-humorado à causa do respeito à mãe e ao bebê, da medicina baseada em evidências.


É isso. Obrigada a todos - receber mais de 3000 (!) visitas em menos de uma semana me deixa muito animada e ávida por criar novas tirinhas e posts! Um beijo e corre lá que o nenê tá chorando!

4 comentários:

  1. Olá Jamila, estou curtindo bastante o blog. Parabéns! Sobre parto domiciliar, vc poderia comentar sua experiência? Eu acredito que não é muito comum no Brasil, pq não gera lucro para os hospitais. E estou pensando em fazer isto também. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bete!
    Pretendo comentar minha experiência em um futuro post, sim! Siga acompanhando que loga mais o assunto aparece. ;)
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jamila!!! Acabei de conhecer seu perfil no face e seu blog... Tenho um filho de 4 anos que nasceu de parto normal (por que eu briguei muito com todo mundo)! Amamentei até os dois anos e compartilho de muitas coisas que você escreve aqui, cheias de humor, graça e carinho!

    ResponderExcluir